Dicas para não errar na decoração do seu casamento

Dicas para não errar na decoração do seu casamento

Quando se fala da cerimônia e da recepção de um casamento, é importante pensar na decoração. Esse é um aspecto muito importante, pois diz muito sobre a personalidade dos noivos. É imprescindível reforçar o conceito e o estilo que o casal escolheu para a celebração, bem como encantar os convidados e tornar aquele momento inesquecível para todos.

 

O planejamento

A decoração, assim como os demais detalhes do casamento, precisa ser bem planejada. Por isso, comece idealizando junto ao decorador escolhido que você quer, pensando nos elementos que deseja incluir na decoração e estabelecendo quais são as suas prioridades: Qual o estilo do casamento? Quais são as flores dos seus sonhos? Quais serão as cores? Quer alguma mobília em especial? Vai fazer algum tipo de decoração suspensa? É bom colocar todos esses detalhes no papel, a fim de visualizar melhor e nortear a concepção do projeto.

 

As flores

Lírio, rosa, asteomélia, angélica, lisianthu, gérbera, orquídia, gardênia e copo-de-leite estão entre as flores mais usadas na decoração de casamentos. Todas têm simbologias interessantes, além de serem belíssimas. Mas, para economizar e ter arranjos mais robustos, o ideal é usar as flores da estação. Na primavera, que começa no dia 23 de setembro, você pode apostar na camélia, lírio, rosa, gérbera, orquídeas mais resistentes e copo-de-leite. No verão, prefira rosas, cravos, lírios e hortênsias. No outono, você pode investir em animajo, gérbera, rosa, astromélia, boca-de-leão e angélica. Já no inverno, as melhores escolhas são as rosas, copos-de-leite, chuva-de-ouro e tulipas.


A mobília

É importante ter em mente que os móveis na decoração têm não só a função de embelezar o ambiente, mas também de acomodar seus convidados confortavelmente. Com isso em mente, pense em peças que conjuguem beleza e conforto. Além das já tradicionais mesas para os convidados, você pode apostar em espaços mais informais, com ilhas, bancos e pufes.


Atenção aos detalhes

Tão importantes quanto todo o resto são os pequenos detalhes: sousplats, tapetes, taças, candelabros, prataria, porcelanas… As possibilidades são inúmeras, mas precisam estar de acordo com a decoração escolhida. Um tapete bem colocado, por exemplo, além de demarcar bem os espaços da festa pode dar um toque a mais de sofisticação. As taças, que podem ter cores e formas variadas, podem ajudar a dar um destaque a mais nas mesas. Enfim, a ideia é que tudo esteja elegante e em harmonia.


O orçamento

É importante ter em mente: a decoração costuma ser um dos itens mais caros do casamento. Por isso, é importante estipular um limite de gastos para a ornamentação, já que existem decorações elegantes para todos os gostos e bolsos. Uma boa saída para a questão é partir para a pesquisa a fim de comparar preços e evitar extrapolar o teto pré-definido, controlando tudo em planilhas ou aplicativos, cortando itens supérfluos e ajustando o que pode ser remanejado.

 

Sem comentários

Postar um comentário